Todos nós já ouvimos falar o quanto a pessoa com o
perfil aberto e comunicativo atrai novos contatos, amizades, relacionamentos e
negócios. A comunicação é a melhor forma de se tomar iniciativa e dar um
primeiro passo nos relacionamentos!
Pesquisas americanas mostram que quando os clientes
recebem informações via múltiplos meios de comunicação, eles são mais propensos
a se tornarem fiéis. E na maioria das vezes, a mais efetiva forma de
comunicação com eles incorpora um assunto “leve” e “despretensiosa”, ao contrário
de uma linguagem direta de venda.
Face a Face
O face a face continua sendo a forma mais efetiva de
interação com amigos e clientes. Para garantir um bom engajamento, ao iniciar
uma conversa com alguém, identifique os sinais de abertura e de interesse do
outro, como olhares na sua direção, sorrisos discretos, etc. Ao sentir
receptividade, aproxime-se e aborde o outro se apresentando e mencionando o
porque daquele contato. Neste momento, não é preciso complicar, mas é
extremamente importante causar uma boa impressão, dizendo apenas coisas
positivas.
Conversa Digital
Newsletters, e-mails, tweets e updates no Facebook são
formas muito interessantes de se manter conectado com amigos e clientes. De
acordo com um estudo realizado pela IBM, 57% dos CEOs de empresas esperam que
as mídias sociais se tornem o método dominante de PUXAR CONVERSA e engajar
clientes nos próximos 5 anos. Em segundo lugar vem o site, como um principal
meio de contato. Veja dados no gráfico a seguir, retirados do Marketing Profs.
E você, como prefere se comunicar atualmente?
Conte-nos quais os canais de comunicação que mais funcionam nas suas relações!
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