PARA TRANSMITIR CREDIBILIDADE – PARTE I

Você transmite credibilidade?

Se respondeu ‘sim’, acredito que tenha atitudes corretas, que seja uma pessoa responsável e que cumpra com todos os seus acordos, estamos certas? Claro que seus atos são fundamentais neste momento, mas, ter cuidado com a maneira a qual seu discurso é apresentado é de fundamental importância! Por isso, além de 
todos esses aspectos, esperamos que também possua uma fala que o represente.

Para transmitir credibilidade, você precisa ficar atento ao seu modo de falar, à sua voz, aos seus gestos e postura. E é sobre esses aspectos que iremos discursar no post de hoje...

Iniciemos pensando em uma criança falando... Como é o padrão de fala mais comum nesta faixa etária? Esperamos ouvir uma voz bem mais aguda (fina), com velocidade de fala geralmente inconstante e uma maneira de articular as palavras que costuma apresentar-se imprecisa e até mesmo embolada nos momentos em que se exalta. Todos esses aspectos são esperados para uma criança e a representa muito bem! Mas, comumente, encontramos adultos que possuem padrões de fala semelhantes às de uma criança... Esse padrão inadequado de comunicação repercute de modo muito pouco favorável para a transmissão de credibilidade, mesmo que suas atitudes sejam apropriadas.

Se você está nessa situação, cuidado! Sua credibilidade certamente está comprometida.

Um ponto crucial para transmitir credibilidade está no tom da sua voz. Você pode até ter uma voz aguda, mas, ao tentar falar um pouco mais grave (grosso), o efeito de assertividade é muito maior. Você já percebeu que todos os jornalistas, mesmo do sexo feminino, apresentam uma voz que tende mais ao grave?

Para treinarmos, fale a seguinte frase com a voz no tom agudo e com a voz mais grave:

“AS ESTRATÉGIAS ECONÔMICAS CAUSARAM A QUEDA DAS AÇÕES NA BOLSA DE VALORES”.

Em qual dos dois modos de falar você percebeu transmitir maior credibilidade? Certamente, ao utilizar de um tom mais grave, na 2ª opção!

Esta foi a estratégia de hoje. Como o texto já se alongou, na próxima publicação, trataremos de outras importantes estratégias que repercutem em credibilidade. Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário