A ROBOTIZAÇÃO PROFISSIONAL – A BUSCA PELA FALA QUE COMUNICA

A comunicação eficaz é pauta atual, com grande destaque em livros recorde em vendas e notícias publicadas nas diferentes mídias. Muito se diz sobre a comunicação como diferencial competitivo, para um melhor posicionamento no mercado... 

De fato, em uma sociedade em que o julgamento da imagem transmitida quase sempre prevalece, em que o poder de influência e pró atividade são características desejadas em toda equipe, em que a fala que transmite segurança e objetividade é mais ouvida, e assim por diante... desenvolver as habilidades de comunicação, é um passo importante àqueles profissionais que desejam investir em sua carreira.

Diante desse cenário, um dos grandes interesses atuais é a descoberta de como alcançar uma boa performance, quase que como uma busca da fórmula matemática que garanta o sucesso. E é nesse contexto que entra uma de nossas principais preocupações: a robotização profissional.  

Robotização essa, seguida por mantras, tais como: “Para ser um grande líder, você deve saber motivar”; “Ao comunicar, aplique gestos firmes, que sempre indicam assertividade”. Aliado a esse movimento robótico, as pessoas vão se perdendo nelas mesmas e deixando de demonstrar o que há de melhor em sua personalidade e espontaneidade.

Já notou como os corpos estão cada vez mais parecidos? Todos ‘malham’ igual, aplicam ‘botox’ igual, seios iguais e acabam ficando iguais. Sendo assim, as mesmas estratégias acabam por entortar o diferencial das pessoas.

Nesta ânsia de aplicar as palavras de mais impacto, os gestos mais assertivos, a entonação adequada e a busca excessiva por modelos, faz com que as pessoas percam o melhor delas mesmas, principalmente na esfera relacional. 

Como fazer a interação com o seu interlocutor de forma tão superficial?

Técnicas e ferramentas que o auxiliem a ressaltar o melhor do seu estilo comunicativo sim, robotização, jamais. ESTE É O NOSSO NEGÓCIO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário