MENOS É MAIS


Você sabe quantas escolhas já fez por dia ou por semana?

Um estudo recente apontou que os chefes executivos americanos se envolvem em 135 escolhas e/ou tarefas por semana. Sendo que dentre cada tarefa, inúmeras outras sub tarefas. De todas as atitudes desempenhadas pelos líderes, 50% das decisões foram concluídas em nove minutos ou menos e 12% das decisões foram tomadas em uma hora ou mais.
Sendo assim, levemo-nos a uma importante reflexão. Pense nas suas próprias escolhas e questione-se: quantas delas podem ser executadas em 9 minutos e quais são fechadas em 1 hora? Você tem investido o tempo certo em suas decisões?
Mas como posso gerenciar minhas escolhas?
Hoje em dia, a tendência das empresas é oferecer menos produtos aos seus clientes, porém, com maior qualidade. Já foi provado cientificamente que, se uma empresa tem um volume muito grande de produtos, o cliente não consegue fazer uma boa escolha e, consequentemente, acaba por não efetivar a compra. Como por exemplo, um restaurante que oferece um cardápio no qual você não consegue nem acabar de ler, de tantas opções. Ou uma sapataria com inúmeros lançamentos e você não sabe ao menos se deseja seguir um estilo casual ou social.
Uma das conclusões é que por mal gerenciamento das decisões e disciplina para a tomada de atitudes, podemos acabar escolhendo não escolher, mesmo se for de nosso interesse. 
Baseando nas palavras de Sheena Iyengar (psico-econimista da Columbia Business School), a ACT VOZ fornecerá a você algumas recomendações, para auxiliar nas escolhas conscientes e planejadas: 
- CORTE: menos é mais! Dê menos opções e decida com maior frequência, ou venda com maior frequência.
- CONCRETIZE: torne concreta e faça um mapa mental de todas as suas opções, racionalizando as vertentes envolvidas (isso aumenta em 20% a chance de escolha).
- CATEGORIZE: separe as opções em categorias, de uma forma que traduza algo a quem está escolhendo.
"CONDIÇÃO DE ESCOLHA": o cliente frequentemente dispensa certa ou muita energia ao comprar algo. Por isso, comece com escolhas mais simples e vá para as mais complexas – inicie de uma maneira mais fácil, direta e ensine ao outro como escolher.

“O fator chave para fazermos boas escolhas é sermos exigentes nas mesmas. E quanto mais formos capazes de exigir, poderemos ser melhores na prática da arte de escolher”.

2 comentários:

  1. layout isso já fazemos aqui a muito tempo, na contra-mão da matéria os clientes daqui sempre querem mais variedades, novas cores, sabores, fragâncias, textura, etc.. Exatamente isso que deve ser feito, notamos sempre a nescessidade de uma substituição do mix. Assim poderemos oferecer mais sempre. Boa matéria galera... gostei

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário Mart Plus Vip! Realmente os clientes sempre desejam mais opções e vocês, de maneira brilhante, categorizam os produtos facilitando nossas compras e nos ajudando a escolher.

    ResponderExcluir